10 junho 2013

Gravidez x Luzes

Olá meninas!

Mais um post falando sobre a minha gravidez e os cuidados com a beleza. Vocês sabem que meu cabelo é claro, graças as luzes que faço a cada 6 meses (a última em dezembro de 2012, então nota-se o tamanho da raiz) e eu pensei: preciso retocar!
Então vem aquela polêmica de que gravida não pode isso, não pode aquilo e aquela coisa toda. Então pesquisei muito sobre assunto e falei com meu obstetra que liberou após o 5º mês de gestação, estou indo para o 6º então resolvi que faria. Vejam essa matéria antes de eu falar mais sobre meu cabelo.



O risco de pintar os cabelos na gravidez


Se a gravidez chega na idade madura, além das transformações no corpo surgem surpresas na cabeça: os cabelos não podem mais ser tingidos durante este período e a futura mãe pode levar um susto ao se conscientizar que passará nove meses de cabelos brancos. O que fazer? Nada, na opinião de dermatologistas e obstetras; muito pouco, na opinião de cabeleireiras, como a esteticista Marcelle Francisco, do Instituto de Beleza Downtown, grávida de três meses.
- A gestante só pode ter luzes nos cabelos. Os reflexos não chegam à raiz e não são absorvidos pelo couro cabeludo - diz a esteticista.
A dermatologista Paulina Kede explica que na farmacopéia americana Martin Dale não há relatos de que as substâncias utilizadas nas tintas e nos reflexos para cabelos, entre elas amônia e peróxido de hidrogênio (água oxigenada), causem problemas em fetos: "No entanto, quando essas substâncias são absorvidas, inaladas ou aplicadas em concentrações altas, uma série de efeitos tóxicos, alérgicos e irritativos é descrita, até mesmo edema de glote" diz a médica.
Paulina comenta que o risco de absorção e inalação dessas substâncias, quando aplicadas topicamente no couro cabeludo, é mínimo ou quase nulo, mas, segundo ela, existe um consenso entre as empresas fabricantes de tinturas, Ministério da Saúde e obstetras na orientação da suspensão do uso durante a gravidez.

Sabemos que na gestação as mulheres ficam mais sensíveis a determinados estímulos imunogênicos, podendo apresentar reações antes não observadas. Acredito que a gestação é um período sublime, de transformações tanto do corpo quanto dos valores. Gerar um ser é muito especial e essa fase deve ser respeitada, sem qualquer tipo de risco - recomenda.
Alguns obstetras liberam as tinturas após o primeiro trimestre, quando o risco de aborto espontâneo é menor. Depois deste período, alguns cabeleireiros já começam a aplicar tintas, mantendo a distância de um centímetro do couro cabeludo para evitar a chance de absorção.
Marcelle Francisco diz que as gestantes de cabelos brancos podem ser tornar louras de cabelos mechados. Se essa tonalidade não satisfaz totalmente, ao menos disfarça os temidos cabelos brancos.
"Até o terceiro mês, como é o meu caso, não se pode fazer realmente nada, segundo os médicos. Neste período, o feto está em fase de formação, especialmente o seu cérebro, e todo cuidado é pouco. Nenhum produto tóxico pode entrar em contato com a pele", comenta Marcelle.
Ela explica, no entanto, que após os três primeiros meses é possível usar produtos para fazer luzes e reflexos que não atingem as raízes dos fios.
"Eu faço luzes em muitas clientes grávidas para disfarçar os cabelos brancos e o resultado é excelente. Eu passo os produtos na parte de cima do cabelo, em tons ouro muito claro, bem semelhantes ao branco. As mechas se abrem misturando o ouro com o branco. Elas disfarçam bem os cabelos grisalhos. Até em castanho médio dá para fazer, deixando a parte de cima mais clara, sem atingir a raiz."
A esteticista comenta que alguns médicos estendem a proibição ao uso de tinturas, permanentes e cremes alisantes mesmo depois do nascimento do bebê, para não ameaçar a amamentação:- Os médicos não permitem que nada nocivo chegue ao leite. Estes produtos tóxicos são inalados pela mãe e podem prejudicar a amamentação. Cada mulher deve buscar o melhor caminho para preservar a saúde do filho. Nenhum conselho estético porém, deve ser seguido sem a orientação do obstetra que acompanha a gravidez.

Bom, deu pra entender um pouco né?
Olha, eu confesso que fiquei com muuuuito receio, mas depois de falar com o médico e ler um pouco mais sobre o assunto eu decidi.

Vejam como estava o meu cabelo:
Ressecado e amarelo ovo
Tomei todos os cuidados necessários para evitar ou diminuir qualquer risco (mesmo que eu tenha arriscado a fazer sozinha, Rs) tomei os devidos cuidados como optar por um lugar bem arejado e com ventilação, uma toalhinha molhada pra não inalar o cheiro (que em muitos produtos nem se sente, e quando se sente não é forte, mas todo cuidado é pouco né) e também optei pela touca, porque fiz sozinha, o processo é mais rápido e o descolorante só pega da touca pra fora, então não tem risco de encostar no couro cabeludo.

Vejam como ficou:
Durante o processo e o resultado, cabelo bem loiro e hidratado

No embalo eu aproveitei para fazer uma boa hidratação nos fios, já que as escamas estavam abertas logo após a descoloração e eu simplesmente A-DO-REI o resultado! Eu tava na farmácia, e como toda mulher aproveitei pra dar uma olhada nos produtos capilares e encontrei uma mascara de hidratação intensa da Salon Opus Treatment. 

Eu vi, achei interessante e resolvi comprar pra experimentar e me surpreendi. Ele tem uma textura bem homogênea sabe, com a consistência bem firme, além do cheirinho gostoso que inclusive fica no cabelo depois do enxague. Fez muita diferença no meu cabelo, eu super recomendo!

Sobre o meu cabelo, por hoje é só, mas em breve trago mais novidades e dicas pra vocês. Espero que tenham gostado e continuem ligadinhas no blog!

beijo beijo

Nenhum comentário:

Postar um comentário