03 dezembro 2012

Roer as unhas não!

Fazia um tempo que eu queria fazer um post com esse tema por alguns motivos. Um deles é que tenho muitas amigas que têm esse mau hábito e desejam parar, mas quem tem ou já teve, sabe que não é tão simples assim. O outro, é que este é um blog que fala sobre coisas femininas e consequentemente a  vaidade, e unhas bonitas e bem feitas entram nesse assunto. Além do mais, eu mesma quando era mais novinha roía minhas unhas e sei bem como é angustiante ter que esconder os dedos dos outros de vergonha, tomar choque no chuveiro, enroscar as mãos em roupas, etc. Não foi fácil parar, mas sabemos dos muitos problemas que unhas roídas trazem, sem contar que é feio né?


Se você é da turma de meninas que adora roer as unhas e tirar as “pelinhas” que ficam nos cantos dos dedos com a boca, atenção! Essa mania, além de levar sujeira para dentro do seu organismo, pode danificar as suas unhas e causar inflamação na pele. Mas não fique nervosa, pois isso só favorece esse hábito! A dermatologista Robertha Nakamura é especialista no assunto e dá orientações bem práticas para superar esse problema. Vamos entender melhor.

Quais as causas da compulsão?
A onicofagia é o nome dado ao hábito de roer as unhas. Ele começa quando ainda somos pequenas e pode estar relacionado à busca inconsciente ao alívio do desconforto, ansiedade, insegurança, má adaptação ou a medos diversos.

Quais as consequências das unhas roídas?
Quando roemos as unhas, nossa única preocupação é com a estética: sempre pensamos que nossas amigas têm unhas perfeitas e as nossas são horrorosas. Mas esse hábito tem consequências bem mais graves que simplesmente a aparência.
Roer unhas pode causar infecção na garganta devido a bactérias presentes nas mãos (contaminação por parasitoses), além de inflamação do tecido ao redor da unha, que leva à deformação dos dedos e unhas, e dificuldade de crescimento delas. Sem contar o prejuízo para os dentes, que ficam gastos!

É hora de parar!
Quando as unhas chegam a esse estado crítico de deformidade dos dedos e sangramento, está mais que na hora de parar com essa mania que não deveria ter começado. Fique atenta as estas cinco dicas e seja consciente, porque ninguém pode mudar esse hábito se não você. Infelizmente não há produtos revolucionários, nem técnicas infalíveis para combater esse mau, apenas duas coisas: Sua vontade e sua força de vontade!

Então veja o que você pode fazer:



Dica número 1:
A alternativa mais fácil e comum para conseguir não roer as unhas é deixá-las sempre bem feitinhas: lixar, aplicar esmalte e enfeitá-las para que você perca a vontade de colocá-las na boca. Você vai achar ela tão bonita que não vai ter coragem de roer.






Dica número 2:
De forma geral, é preciso cuidar da autoestima e incentivar o alívio da ansiedade. Uma forma de conseguir isso é praticar esportes ou se dedicar a outras atividades recreativas como caminhada, bicicleta, vôlei ou qualquer outra atividade física. Além de cuidar do corpo, você alivia a ansiedade e não tem vontade de comer unha. Se escolheu caminhada ou bicicleta por exemplo, você pode convidar uma amiga para fazer companhia, vai ser divertido por a conversa em dia e ainda passar um tempo juntas, uma incentivando a outra.












Dica número 3:
Mantenha as mãos ocupadas com trabalhos manuais, por exemplo, também é uma boa dica para aliviar as tensões e tirar o foco da mania de roer as unhas. Que tal começar a pintar, fazer artesanato ou até mesmo tocar teclado ou violão? Você não só ocupa as mãos, como adquire uma nova habilidade.


Dica número 4:
Se nenhuma sugestão anterior resolver, você pode apelar para uma alternativa mais radical: passar produtos amargos nas unhas ou dedos, pode passar pimenta também. Sei de uma história que um pai colocou as mãos da menina na privada, mas não acho muito higiênico, Rs. Essas dicas ajudam porque chamam a atenção da pessoa e o hábito se torna consciente.


Dica número 5:
É preciso que você esteja motivada a superar essa mania, que além de feia, faz mal a sua saúde! Observe que unhas bonitas e bem feitas dão uma aparência melhor não só a mão, mas também a você. Quando você olha para as mãos de alguém e vê unhas limpas, bonitas e feitinhas, você logo já tem impressão que aquela pessoa além de vaidosa, é higiênica. E unhas roídas, dão impressão de que?


Então, como eu disse, não há nenhum produto revolucionário para esse problema, e sim incentivo e conscientização.



Agora a escolha é sua. Qual delas você prefere?


3 comentários:

  1. PARABÉNS AMEI O POST, VOU INDICAR PARA AS MINHAS AMIGAS. TA DEMAIS VIU LARISSA, ALÉM DE TER ALGUMAS DICAS DE MODA, A GENTE SE LIGA UM POUQUINHO NA SAUDE. SUCESSO.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Cristina, é sempre um prazer ter você acompanhando o blog! beijosss

    ResponderExcluir