Meninas, com tanta modernidade, novos looks, novas tendências e tantas opções a parte, o principal item do guarda roupa feminino tem ficado de lado: a saia.
Algumas meninas pediram para falar sobre saias, quais os principais modelos e como usá-las, e eu trouxe um pequeno guia básico para não ter erro na hora de vestir a sua.
Vocês sabem que não existe peça mais feminina no guarda-roupa de uma mulher do que a saia. Existem vários modelos indicados para cada estilo, ocasião e formato de corpo. E o melhor é que ela nunca sai de moda... Confira as dicas abaixo:
Saia Plissada
A saia plissada é indicada para mulheres com quadris estreitos. O plissado tem um volume próprio e acaba aumentando a região dos quadris e bumbum. É ideal para quem tem ombros mais largos, ou o formatinho do corpo meio oval, dá uma disfarçada na silhueta.
Sugestão de uso:
Dia a dia ou festas. Se usada durante o dia, fica bem com uma blusinha de algodão e sapatilha, ou talvez uma rasteirinha de pedras ou laços e até uma sandália mais discreta. Se o look for festa, pode ser usada com uma blusa de seda ou camisa, e um cinto vintage ou metalizado, além de salto alto.
Aqui eu achei que ela poderia ter colocado acessórios, para não ficar tão básico! :)
Pode ser usada por todas as mulheres: as mais altas e magras podem apostar em modelos estampados e volumosos. Já as mais baixas e com quadril avantajado devem usar modelos mais lisos, sem drapeado ou franzido e de preferência em cores neutras. Até as fofinhas podem ousar com esse modelo, investindo em cores mais escuras. Na hora de escolher a sia longa, aposte nas de cintura mais alta, usada com blusa por dentro e casaquinho, ou jaqueta mais curta, alonga a silhueta. Pode ser usada com camisas, camisetas, enfim, vai do seu gosto e do seu senso, claro!
Sugestão de uso:
Conhecer a família do namorado, hehe
Saia Godê
É da década de 50, essa saia rodada valoriza quem é reta, ela cria um desenho na cintura e quadris. Mas se for usar, evite blusas muito volumosas para não exagerar. É ideal pra quem é muito retinha ou tem ombros largos e quadris mais finos.
Sugestão de uso:
Acho que não tem regras. Por ser um modelo descontraído vai bem em qualquer ocasião, respeitando a dose certa. A dica é: se você quer um look mais elegante, pode optar por tecidos mais finos como seda, renda, etc.
Saia Lápis
A saia lápis mais justa pode ser usada apenas por quem tem menos quadril, já que marca mais o corpo. As mulheres de quadris largos devem preferir o modelo reto (mais solta e menos afunilada na barra). O salto alto é essencial pra esse tipo de saia. Fica lindo em quem tem o corpo modelado.
Sugestão de uso:
Se você tem um trabalho mais formal como secretária, assistente administrativo ou coisas do tipo, pode investir nesse modelo. Com uma camisa e um salto, fica lindo. Pode também ser usado para sair a noite, principalmente se a saia for em couro ou qualquer coisa parecida. Se acrescentar uma blusa de seda ou paetês fica finíssimo!
Saia Evasê
Este modelo de saia meio anos sessenta é ultra feminino. Ela valoriza a cintura e disfarça quadris.
Ideal para cintura fina, ombros largos, retinhas e fofinhas...
Sugestão de uso:
Com blusas românticas, jaquetinhas de couro ou blazer de sarja para um look mais casual. Já o look para festa cairia bem uma blusa de seda, camisa ou blusa de manga.
Minissaia
A mais sensual de todas as saias, é indicada para mulheres que têm as pernas bem delineadas, já que estas ficam em evidência. Se você quer investir nesse look e não está com as pernocas em dia, a dica é usar maquiagem para as pernas. Ela disfarça estrias, varizes e algumas até a celulite.
Sugestão de uso:
Baladinha, com uma blusa mais comportada, para equilibrar o visual, já que a saia é curta. Fica ótimo com camisas e camisetinhas. Sem contar que em tecidos como paetê, estampa étnica e renda deixam o visual ainda mais bonito. Uma advertência: nada de barriga de fora e decote, pleeeeeeease!
Saia tulipa
Esta saia é acinturada e levemente fechada na barra. Pode ser usada por quem é muito retinha, ou tem ombros largos e até quem tem o quadril mais largo, pois o corte da saia disfarça.
Sugestão de uso:
Eu acho esse tipo de saia bem casual e a cara do verão. Mas se você souber combinar boas peças, pode ser usado pra baladinhas ou um jantar.
Saia Mullet
Sobre essa saia só tenho duas coisas a dizer:
1º Acho chique!
2º Ta bombando!
Esse é o mais novo modelo de saias e a atual tendência entre todas elas. E para usar não tem descrição, cai bem em altas, baixas, gordinhas e magras, é só seguir as dicas e noções básicas para que as peças conversem entre si.
Sugestão de uso:
É recomendável usar em looks mais sofisticados, se combinada com camisas fica muito elegante. Para o dia, fica bonito a peça com o corte atrás um pouco mais curto do que o modelo convencional que é longo.
E aí meninas, com diquinhas básicas como essas não tem como errar, quero ver todas lindas!
Beijossss